Planeamento

Como usar a economia de base natural no planeamento e desenvolvimento operacional?

 
20180711_135822.jpg

Serviços NBI


 
NBI FOTOS FINAIS-9.jpg

O que é

A escala das alterações climáticas limita radicalmente a capacidade de resposta de qualquer organização, por ultrapassar em muito a influência que esta possa ter sobre os fenómenos climáticos. Contudo, existem diversas opções de gestão do capital natural e serviços dos ecossistemas, desde o sequestro de carbono ao restauro de habitats de água doce, que permitem que a organização se adapte e prepare adequadamente e assim possa mitigar riscos e explorar novas oportunidades.

proposta de valor

Ao apostarmos no desenvolvimento de modelos de descarbonização e de avaliação de impacto das alterações climáticas ao nível dos ecossistemas naturais, agrícolas e florestais, a NBI possibilita aos seus clientes o desenvolvimento de opções de planeamento que lhes poderão permitir investir nas medidas adequadas de adaptação à escala da sua cadeia de valor, desde a contabilização e análise da pegada de carbono até à sua compensação através de medidas de gestão de ecossistemas e de restauro ecológico.

 
NBI FOTOS FINAIS-10.jpg

o que é

Os habitats e ecossistemas mais importantes, quer pela presença de espécies raras e ameaçadas, quer pela existência de recursos biológicos valiosos, não se distribuem de forma homogénea nem ocorrem de forma desligada das várias ocupações e usos que damos ao território. A existência de alto valor natural (biodiversidade com valor de conservação) ou alto valor ecológico (sistemas naturais e recursos silvestres com valor socioeconómico relevante) pode ser avaliada e mapeada, de forma a optimizar a sua gestão e promoção de uso sustentável.

proposta de valoR

A NBI está a desenvolver modelos de identificação e seleção de áreas de alto valor natural e/ou ecológico com base em protocolos e algoritmos de avaliação de biodiversidade e serviços dos ecossistemas que permitem às entidades regionais e empresas otimizarem a sua alocação de recursos de forma a obterem melhores resultados quer de conservação da Natureza, como de fomento e promoção de investimentos e atividades socioeconómicas sustentadas pela economia de Base Natural.

 
NBI FOTOS FINAIS-11.jpg

o que é

Tanto ao nível da agricultura como da produção florestal ou de energias renováveis. a necessidade de apostar na descarbonização e de entender como funciona o risco ecológico (ex: perda de biodiversidade, desregulação de funções ecológicas de proteção das culturas) e climático (ex: desregulação do ciclo de sequestro de carbono, alteração dos padrões sazonais, incêndios florestais, cheias e secas) torna-se essencial para planear a curto, médio e longo prazo as diferentes fases de evolução e adaptação do modelo de planeamento e gestão.

Proposta de valor

A partir de protocolos de análise e avaliação cartográfica fina do território, assim como do estado e tendência de evolução de bioindicadores específicos de cada unidade ecológica e funcional e correspondente uso do solo, é possível desenhar mapas de risco, criar protocolos de monitorização de impacto e planear projetos e alocar investimentos apropriados à gestão dos diferentes níveis de risco ecológico e climático e, assim, ajustar o modelo de negócio adequadamente.

 
NBI FOTOS FINAIS-12.jpg

o que é

Sendo o capital natural o conjunto de recursos e serviços da Natureza do qual a empresa depende e sobre o qual impacta, como é que o seu valor económico e sócio-ecológicos pode estar ‘fora das contas’? E se é com base na biodiversidade e serviços dos ecossistemas que a empresa prospera, como podem os investimentos na sua conservação e gestão serem sempre vistos como custos sem retorno?

Proposta de valor

Se só podemos gerir aquilo que conhecemos, ao conhecermos os nossos impactes e dependências do capital natural e dos serviços dos ecossistemas, isto é, ao dar-lhes uma dimensão económica e financeira, é que a empresa pode gerir da melhor forma os benefícios, riscos e oportunidades inerentes. O papel da NBI é precisamente o de ajudar as organizações a ‘fazer as contas’ de forma a reconhecerem o valor da Economia de Base Natural.

 
NBI FOTOS FINAIS-13.jpg

o que é

Os ecossistemas, sejam naturais ou geridos pelas atividades humanas, vão muito para além de ‘paisagem’, são fontes de produção de alimentos, água, bioenergia, entre outros bens e serviços, assim como da regulação dos ciclos de nutrientes, das populações de polinizadores e inimigos naturais das pragas das culturas, do risco de incêndios e desastres naturais e são fundamentais para o sequestro de carbono e respetiva adaptação climática. Além de tudo isto, ainda nos enriquecem culturalmente, propiciam experiências de lazer e aprendizagem e inspiram-nos pela sua beleza e características distintivas. Todos reconhecemos que muitos destes serviços não podem continuar a ser identificados como externalidades e a valer zero para a economia. 

Proposta de valor

Na NBI estamos a aplicar vários modelos e protocolos de avaliação e valoração económica de serviços dos ecossistemas, desde a regulação do ciclo de sequestro de carbono no ecossistema até à capacidade de retenção e biodepuração de água, com base em instrumentos de análise económica, financeira, sociológica e ecológica, de forma a possibilitar aos nossos clientes uma noção aprofundada do valor dos ecossistemas que estão a gerir ou dos quais dependem, assim como das contribuições que a sua organização pode estar a dar à economia real e que vão muito para além do que pode ser capturado pelo modelo de negócio.

 

Conheça os outros serviços da NBI: Estratégia e Gestão