Desafio

Com o objetivo de promover o conhecimento ambiental e conservação da natureza, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) atualizou e desenvolveu novos caminhos pedestres nos 10 municípios que agrega na região - Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. Ao longo desses caminhos, serão instalados 33 painéis informativos com características da zona e da biodiversidade existente. Essa informação será depois também disponibilizada no site da CIMRL.

Projeto

A NBI, em conjunto com a A2Z, empresa especialista em turismo da natureza, identificou e cartografou os hotspots de biodiversidade em termos de flora, fauna e locais de interesse geomorfológico, como nascentes de água, cascatas, piscinas naturais, campo de amonites (fosséis), pias (formas geológicas em zonas calcárias), entre outros. Foram também desenvolvidos todos os conteúdos técnicos, nomeadamente textos com descrições sumárias, para cada uma das 300 espécies de flora e de fauna e descritos 20 pontos de interesse geomorfológico visíveis e visitáveis na região. Toda esta informação foi cruzada com os percursos pedestres existentes na área de estudo, tendo alguma sido adaptada para os painéis informativos. 

Na recolha bibliográfica sobre o património natural da área de estudo houve um esforço para a identificação de espécies relevantes e únicas, como as espécies RELAPE (Raras, Endémicas, Locais, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção), as espécies funcionais (que ajudam ao funcionamento do ecossistema) e espécies com potencial de utilização alimentar, medicinal ou outro. Por outro lado, também se teve em consideração a importância de dar destaque à biodiversidade que, apesar de não ser muito conhecida do público em geral, é relativamente fácil de detetar e observar, como as plantas anuais, insetos e outros invertebrados. 

Áreas de expertise

  • Biodiversidade

  • Ecossistemas

  • Comunicação e promoção ambiental

Resultados

Os projetos de educação e sensibilização ambiental e de conservação da natureza são fundamentais para a promoção do conhecimento da natureza, e para a valorização da mesma. Além disso, estes projetos permitem a descoberta de novas espécies e observação de espécies RELAPE. Ao nível da flora, detetou-se a planta Arenária-de-flôr-grande (Arenaria grandiflora) presentes em fendas de rochas calcárias e a centáurea-prateada (Centaurea exarata) comum em zonas húmidas, ambas RELAPE. Ao nível da fauna, destaque para o morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi) espécie muito ameaçada devido à perda de habitat pela ação humana e à perturbação/destruição de abrigos, e uma das maiores águias portuguesas, a Águia-real (Aquila chrysaetos), uma das aves de rapina mais ameaçadas do país, com estatuto de conservação em Perigo. 

Só valorizamos aquilo que conhecemos e, por isso, estes projetos são tão importantes na construção de uma sociedade que valoriza e tira partido do património natural - e com base numa forte consciência ambiental e foco em modos de vida mais sustentáveis, possa usar apenas os recursos necessários e valorize a regeneração natural dos ecossistemas.